
Teresinha Araújo Moura nasceu em 9 de julho de 1965, no município de Santa Quitéria. Ao se casar com o ubajarense Joaquim Aristides Neto, em 26 de dezembro de 1996, Ubajara a adotou como sua filha munícipe.
Em 1998, criou sua primeira empresa, a TJ Informática, que contribuiu para aproximá-la dos ubajarenses através do mundo da informática. Um de seus objetivos de vida era a maternidade, e assim ela teve dois filhos: Abigail Moura e Valdemar Aristides Neto.
Em 24 de agosto de 2018 recebeu o título de cidadã ubajarense, outorgado pela Câmara Municipal da cidade, conforme a Lei Municipal nº 1104/20 de 2 de julho de 2015. Teresinha iniciou os estudos no distrito de Lisieux, em Santa Quitéria, e depois estudou em Sobral, nas escolas Professor Arruda, D. José Tupinambá da Frota e Colégio Sobralense.
Posteriormente, ingressou no curso de Serviço Social na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Após ser aprovada em um concurso concorrido para o Banco Estadual do Ceará (BEC), transferiu-se para o interior do estado, onde atuou como bancária, prestando serviços em Cariré, Ibiapina, Horizonte e Viçosa do Ceará. Após 13 anos, aderiu ao plano de demissão voluntária e iniciou carreira empresarial, profissão que exerce até hoje.
Ser empresária aproximou Teresinha do movimento lojista. Há 25 anos, participa do movimento lojista do Ceará, sendo 10 anos como presidente da CDL Ubajara e 8 anos na diretoria distrital da FCDL-CE – Regional Ibiapaba. Em 2015, coordenou a maior convenção estadual do país, realizada em Ubajara, no espaço Castelo Clube, com a presença de 1.896 congressistas, incluindo lideranças e figuras políticas de destaque, como Freitas Cordeiro, Honório Pinheiro, e a governadora em exercício, Izolda Cela.
Em 23 de fevereiro de 2018, formou-se em Licenciatura em História pela Universidade INTA, em Sobral. Durante o curso, seus professores a orientaram na realização de seu TCC, inspirando o sucesso do Hotel Fazenda Engenho Velho. Nesse hotel, reuniu-se um grupo de “pensadores esperançosos” que, impulsionados pelo saudoso Pe. Tarcísio de Melo, concretizaram o sonho de fundar a Academia Ubajarense de Letras e Artes – AULA.