Imagem de fundo

Acadêmicos

Academia Ubajarense de Letras e Artes

Walter Parente

Walter Parente
Walter Parente

Walter Parente é filho de Walter Gomes Parente e Darci Carvalho Parente. Aos 15 anos, foi morar em Fortaleza e lá concluiu os estudos de Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também obteve o título de mestre em Economia Agrícola.

Trabalhou por mais de 13 anos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Em 1998, ingressou no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) na função de auditor fiscal. Em 2007, integrou o quadro da Receita Federal do Brasil, também na função de auditor fiscal. Aposentou-se em abril de 2023.

Especialista em Previdência Complementar, administrou 17 fundos de pensão na condição de interventor e liquidante, atividades que continua a exercer. É especialista em Mercado Financeiro e de Capitais com certificação da ANBIMA. Foi professor de física em colégios da capital e no interior cearense.

Lecionou no segmento de previdência complementar no curso de pós-graduação em direito previdenciário da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), hoje Estácio de Sá. Em 2021, ganhou o primeiro prêmio do Concurso Nacional de Contos, Histórias e Poesias realizado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil com o conto Distopia. É autor do livro Galos Insones.

Ronildo Nascimento da Silva

Ronildo Nascimento
Ronildo Nascimento

Ronildo Nascimento da Silva tem licenciatura plena em Biologia e Química, pós-graduação em Gestão Escolar. Servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Tianguá, ex-presidente da Federação das Associações Comunitárias de Ubajara – FEMAC.

Ex-presidente da Associação para o Entretenimento Comunitário – ASSECOM. Presidente da Associação Turma do Bem de Ubajara. Além disso, é coordenador dos seguintes projetos: fomento à leitura Arca das Letras, Contadores de Histórias, Ubajarensidade e Piquenique Literário.

Clara Leda de Andrade Ferreira

Clara Leda
Clara Leda

Clara Lêda de Andrade Ferreira é pedagoga, foi professora, vice-diretora e coordenadora pedagógica no ensino médio do Instituto de Educação do Ceará.

Também lecionou em diversas coordenações da Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Fortaleza, ensinando as disciplinas de Didática Geral, Didáticas Especiais e Estrutura do Ensino Fundamental e Médio.

Além disso, foi coordenadora pedagógica do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Moreira Campos (CEJA), da Escola Estadual Paulo Benevides e da Escola Estadual Tecla Ferreira.

Academias às quais pertence:

  • Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno

  • Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE – é patrona da Cadeira nº 6

  • Academia de Jornalistas Escritores do Brasil – Seção Fortaleza - AJEB

  • Academia de Letras Juvenal Galeno – ALJUG

  • Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE, representando Ubajara

Terça-feira em Prosa e Verso

Funções exercidas:

  • Presidente da AFELCE por 4 biênios consecutivos, de 2015 a 2023

  • Secretária da Ala e da AFELCE

  • Tesoureira da Ala

  • Conselheira da AFELCE, ALJUG, ALMECE

Publicações independentes:

  • 2002 - Serra Grande Menina (reminiscências)

  • 2003 - Deu-se que um Dia... (infantil)

  • 2004 - Luizita e sua Turma na Gruta de Ubajara (infantil)

  • 2005 - A Corrente e o Pingente (romance) - Prêmio Jáder de Carvalho

  • 2007 - Histórias de um Marajá (infantil)

  • 2015 - A Vidente da Casa de Pedra (romance) - Prêmio Etufor

  • 2017 - Baiá na Terra de Zel (infantil)

  • 2017 – Arranhãozinho (infantil)

  • 2019 - Aninha, a Menina que Dava Conta de Tudo (infantil)

  • 2024 - A Bruxinha Cor de Rosa (infantil)

  • 2024 - A Cinderela do Jacarecanga (romance)

Participações especiais:

  • Livro: Mulheres do Brasil - 2009

  • Livro: Mulheres Notáveis ​​- 2019

  • Anuário Literário do Ceará - 2010/2011

Coparticipações: Coletâneas, antologias, revistas, jornais literários, no O Povo e no Diário do Nordeste . É detentora de prêmios, troféus, diplomas e comendas.

Nicollas José Aguiar Costa

Nicollas Aguiar
Nicollas Aguiar

Nicollas José Aguiar Costa, natural de Ubajara-CE, filho de Fernando Pereira Costa e Ana Aguiar Teixeira Costa, é engenheiro civil pela FB-UNI-Universidade Farias Brito.

Além disso, é especialista em Cálculo Estrutural e Georreferenciamento pelo INCRA. Em 2017, teve uma publicação literária na antologia poética pela Editora Vivara Nacional, no Concurso Nacional de Novos Poetas — com cooperação de Genuíno Sales. Acadêmico na Acadêmica Cearense de Letras, cadeira nº 09.

Augusto Henrique Silva Eufrásio

Augusto Eufrásio
Augusto Eufrásio

Augusto Henrique Silva Eufrásio nasceu no município de Ubajara-Ceará, ao 1 de setembro de 1996, filho primogênito do casal Augusto Neto Fernandes Eufrásio e Antonia Cleuda Fernandes Eufrásio, sendo sua irmã, Alana Helen Silva Eufrásio.

Filho e neto de camponeses, sempre residindo no Sítio Carpina, seu berço e lugar de tantas memórias, fez seus primeiros estudos em sua terra natal, ingressando na Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA, em que cursou Filosofia, época em que exerceu o mandato de presidente da União dos Estudantes de Ubajara-UNEU, sendo neste mesmo período um dos idealizadores da Lei Municipal nº 1135/2016, de 22 de junho de 2016, que instituiu o Dia Municipal do Universitário em Ubajara, tendo assim a experiência em um cargo eletivo, traços herdados por seu avô paterno: Francisco Eufrásio Rodrigues (Chico Augusto) in memoriam, o qual foi Presidente da Câmara Municipal de Ubajara por cerca de 10 anos.

Não menos importante e testemunhando os traços familiares que estão perpetuados na história, à exemplo do primeiro Sacerdote Ordenado e filho de Ubajara, o saudoso Monsenhor Gonçalo Eufrásio de Oliveira in memoriam, bem como o testemunho profético do Missionário Nordestino do Frade Capuchinho Frei Roberto Eufrásio de Oliveira, Augusto Eufrásio sempre se destacou na religiosidade como Cristão leigo animador de comunidades e fazendo parte de conselhos comunitários de pastoral. Desde 2014 exerce as funções de Cartorário e Juiz de Paz em uma serventia extrajudicial na Cidade de Tianguá-Ceará.

Obra publicada: Intelectual por meio dos jornais: Radésio Serrano (2016).

Francisco Jácome Sobrinho

Francisco Jácome
Francisco Jácome

Raimundo Jácome de Melo nasceu em Crateús, Ceará, no dia 13 de novembro de 1921. Sua formação escolar limitou-se aos estudos primários em casa de familiares e cursos internos na Polícia Militar.

Suspendeu a carreira para acompanhar o tratamento médico de sua genitora Maria Bezerra do Espírito Santo, cuidar de oito irmãos e ajudar o pai Jácome de Melo nos trabalhos da fazenda.

Abandonando a carreira militar, retorna o gosto pela poesia, dessa experiência, em parceria com Francisco Jácome de Melo, escreveu o livro Os Prantos do Sertão, entre outros, com temas: sofrimento, seca, a fortaleza do homem nordestino.

Em 30 de maio de 1950, casa-se com Maria Vilanir de Melo, dessa união tem sete filhos. Em 24 de abril de 1953 chega a Ubajara, onde trabalha no comércio com o grande comerciário e poeta Bahe Macedo, nascendo daí uma forte amizade comercial e literária.

Homem simples do sertão compõe poesia, repentes, sua obra estabelece três aspectos distintos: sertanejo, religioso e cotidiano, com inconfundível toque pessoal, incorporou vocábulos e motivos populares. Guardou todo esse acervo, sem publicar, salvo alguma participação especial no Ceará Caboclo e Meu Chodó, programas transmitidos pela TV Cultura-Ceará.

Por amor a Ubajara, preocupado com a juventude, com a classe operária, divertimento, cultura, reúne0se a Alberto Alves da Silva, Luiz Fernandes de Sousa, Francisco Jácome de Melo, José Aniceta de Sousa, Lindolfo Cunha Freire, Manuel Francisco de Paiva, Paulo Furtado de Mendonça, Raimundo Mulato, Lourenço Vieira da Silva, Raimundo Batista de Souza, entre outros, fundam em 8 de dezembro de 1940, o ciclo Operário São José, mais tarde União Operária São José de Ubajara, instituição que ocupou por diversas vezes cargos na diretoria.

Dedicado às causas do município, torna um dos principais conselheiros da administração de Flávio Ribeiro Lima e Francisco Pinto Henry. Viu Ubajara crescer e desenvolver.

Homem religioso, fez parte da Congregação Mariana e outras entidades religiosas, tendo participação ativa no aconselhamento e prática da fé.

Raimundo Jácome de Melo confunde-se com a própria história de Ubajara. Consultado por muitos: estudantes, professores, poetas, escritores que procuravam beber desse conhecimento. Monsenhor Francisco Tarcísio Melo considerava-o uma lenda viva, um livro aberto, repleto de mitos, contos, fatos, um puro conhecedor da história de Ubajara.

Recebeu o título honorário de Cidadão Ubajarense em sessão solene no dia 27 de Março de 1998. Faleceu no dia 23 de janeiro de 2012.

Maria Ilma Gomes de Oliveira

Ilma
Ilma

Maria Ilma Gomes de Oliveira é formada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), antiga Faculdade de Filosofia do Crato, no ano de 1986. Tem pós-graduação em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em 1997.

Tem especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) entre 2003-2004. Além disso, é especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e especialista em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Monique Gomes

Monique Gomes
Monique Gomes

Monique Gomes é filha de José Vidomar Gomes e Maria de Lourdes da Silva Gomes; neta de Chico Salvino e Francisca Alves. Tem formação em Turismo, Letras/Língua Portuguesa, pós graduação em Educação à Distância e as Novas Tecnologias.

Trabalhou como redatora e diagramadora no Informativo O Senhor da Canoa, revista impressa de Edmundo Macedo. Fundou e editou dois jornais nas versões impressa e online: Folha Ubajarense (na cidade de Ubajara-CE) e Portal da Imprensa (na cidade de Acaraú-CE).

Contribuiu como colunista para o jornal Folha da Serra e revista Correio da Ibiapaba. Como analista de marketing, produz conteúdo para grandes agências, como: Rock Content, Write Access, Upwork e outras.

É empreendedora digital na Revista de Entretenimento Blog da Monique, Publicar na Web e Cine Content For Business. Atua como jornalista, copywriter, criativa de pautas, analista de marketing e começou uma nova carreira como escritora biográfica.

É autora da sátira A Surpreendente História de Uba e Jara (uma saga romântica de alta periculosidade baseada em fatos com doses cavalares de ficção). O livro, que "tem tudo para ser um best seller", será revisado e reeditado em breve.

Monique recebeu menção honrosa na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará no dia 21/11/23 por meio da Academia Ubajarense de Letras e Artes.

Henrique Helder Fernandes Moreira

Henrique Helder
Henrique Helder

Henrique Helder Fernandes Moreira, natural de Ubajara-CE, filho de João Rodrigues Moreira e Maria Auxiliadora Fernandes Moreira, é escritor, poeta e professor com formação em Letras Inglês pela UVA – Universidade Vale do Acaraú. Membro da ALMECE (Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará), é patrono da cadeira nº 80 e sócio da ACE (Associação Cearense de Escritores).

Escreveu 10 livros, abrangendo romance, contos, crônicas, poesias, literatura de cordel e história regional. Além disso, possui um livro sobre a Gruta de Ubajara, intitulado “Beleza Magistral do Brasil”, que foi traduzido para os idiomas inglês e francês com os títulos “Ubajara Cave – Eternal Splendor Brazil” e “Grotte d’Ubajara”. Em breve, terá obras de dramaturgia, novela e literatura infantil no prelo.

Ao longo de sua carreira, obteve diversas premiações literárias, incluindo o 1º lugar na categoria romance no SECULT-CE em 2006, com o livro “Terras do Brasil – Ceará”. No Prêmio de Literatura UNIFOR 2009, ficou em 15º lugar na categoria contos com o conto “O Jornal e o Pão”.

Recebeu menção honrosa no I Concurso Nacional de Poesia da cidade de Cordeiro-RJ, Troféu Cecília Meireles, com a poesia intitulada “Brado de Paz”. Participou da antologia 4º Concurso Literário Pague Menos, obtendo o 64º lugar com a poesia “Estupendo Brasil”. Conquistou o 5º lugar no II Concurso Literário José Alcides Pinto na categoria crônica, realizado pela UVA (Universidade Vale do Acaraú).

Eli Antônio da Cunha Miranda

Eli Miranda
Eli Miranda

Eli Antônio da Cunha Miranda é licenciado em pedagogia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, bacharel em Direito pela Universidade Christus, ex Professor de direito da AESP (Academia Estadual de Segurança Pública), ex Inspetor de Polícia – Academia de Polícia Civil (SSP-CE).

Artigos e publicações: Internet e Falta de Ética (Livro de Resumos e Artigos pág. 225); A ética nas relações interpessoais (Livro de Resumos e Artigos pág. 608); Crimes hediondos e progressão de regime prisional (Livro de Resumos e Artigos pág. 609); Direitos humanos dos idosos (Livro de Resumos e Artigos pág. 610)

Maria Jacira Isaías Pereira

Maria Jacira Isaias Pereira é filha de Manuel Silvestre Pereira e de Francisca Isaías Pereira. Residente na comunidade de Jaburuna – Ubajara-CE, casada e tem três filhos.

Graduada em Biologia e Química pela Universidade Vale do Acaraú – UVA e em Pedagogia e Gestão Escolar pela Universidade Regional Cariri URCA, pós-graduada em Matemática e em Biologia pela Faculdade Tecnologia Evolução e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana, Assunção – PY.

Professora concursada da rede pública municipal de Ubajara – CE para o Fundamental I e II. Dois livros publicados: “Ensino e Aprendendo – Transversalidade na Escola” pela Editora Caminhar Ltd, Fortaleza-CE; “Práticas Pedagógicas Exitosas”, pela Editora Premius, Fortaleza.

Melissa Vasconcelos Gomes

Melissa Vasconcelos
Melissa Vasconcelos

Melissa Vasconcelos Gomes nasceu em 07 de fevereiro de 2004, em Sobral - Ceará, mas cresceu em Ubajara, cidade de origem materna da escritora. É filha de Francyana Vasconcelos e Reginaldo Ursulino Gomes, neta de Ditimar de Oliveira Vasconcelos e Francisca das Chagas Santos Vasconcelos.

Além de suas raízes serranas, seu pai é filho de Mucambo, sendo a poeta, também, neta de Gonçalo de Melo Gomes e Maria Haydê Ursulino Gomes, patenteando suas raízes sertanejas. Além de escritora e poeta, é estudante de Direito na faculdade Via Sapiens.

Escreveu seu primeiro livro aos 17 anos, “Flores Mortas do Sertão”, Selo Auroras, Editora Litteralux. No entanto, antes de sua primeira publicação através do mercado editorial, já trabalhava com a escrita desde os 14 anos, sendo escritora com livros artesanais produzidos, fanzines e é-zines, como “Para Clarice” e “A Intermitência do Amanhã”.

Também publicações em revistas nacionais e internacionais, tais como a revista virtual Kametsa (Peru), a revista Granuja (México) vol. 2 em formatos digitais e físicos, a revista Sucuru vol. 2 (Brasil), a revista Desvario (Brasil), a revista Cassandra (Brasil), a revista Ser Mulher Arte (Brasil), a revista Ruído Manifesto (Brasil), a revista e podcast Toma Aí Um Poema (Brasil) e o blog Encanto Literário (Brasil).

Luciano Jácome de Melo

Luciano Jácome
Luciano Jácome

Luciano Jácome de Melo é filho de Raimundo Jácome de Melo e Maria Vilani de Melo. Formado em licenciatura em Estudos Socias com especialização do ensino do português e informática na educação. Tem licenciatura em português, é bacharel em teologia e atualmente estuda administração pública.

Técnico em contabilidade e professor de educação em linguagens e códigos, foi correspondente dos seguintes jornais: O Renascente, Folha da Ibiapaba, Filhos da Terra. É coautor do livro Ubajara, Uma História, Uma Herança, de Francisco Iweltman Mendes Vasconcelos.

Recebeu menção honrosa na Assembleia Legislativa por meio da Comissão de Redação/Correção. É Cavaleiro do Real Machado (Grau 22) reconhecido no Supremo Conselho da República Federativa do Brasil.

Teresinha Araújo Moura

Teresinha Moura
Teresinha Moura

Teresinha Araújo Moura nasceu em 9 de julho de 1965, no município de Santa Quitéria. Ao se casar com o ubajarense Joaquim Aristides Neto, em 26 de dezembro de 1996, Ubajara a adotou como sua filha munícipe.

Em 1998, criou sua primeira empresa, a TJ Informática, que contribuiu para aproximá-la dos ubajarenses através do mundo da informática. Um de seus objetivos de vida era a maternidade, e assim ela teve dois filhos: Abigail Moura e Valdemar Aristides Neto.

Em 24 de agosto de 2018 recebeu o título de cidadã ubajarense, outorgado pela Câmara Municipal da cidade, conforme a Lei Municipal nº 1104/20 de 2 de julho de 2015. Teresinha iniciou os estudos no distrito de Lisieux, em Santa Quitéria, e depois estudou em Sobral, nas escolas Professor Arruda, D. José Tupinambá da Frota e Colégio Sobralense.

Posteriormente, ingressou no curso de Serviço Social na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Após ser aprovada em um concurso concorrido para o Banco Estadual do Ceará (BEC), transferiu-se para o interior do estado, onde atuou como bancária, prestando serviços em Cariré, Ibiapina, Horizonte e Viçosa do Ceará. Após 13 anos, aderiu ao plano de demissão voluntária e iniciou carreira empresarial, profissão que exerce até hoje.

Ser empresária aproximou Teresinha do movimento lojista. Há 25 anos, participa do movimento lojista do Ceará, sendo 10 anos como presidente da CDL Ubajara e 8 anos na diretoria distrital da FCDL-CE – Regional Ibiapaba. Em 2015, coordenou a maior convenção estadual do país, realizada em Ubajara, no espaço Castelo Clube, com a presença de 1.896 congressistas, incluindo lideranças e figuras políticas de destaque, como Freitas Cordeiro, Honório Pinheiro, e a governadora em exercício, Izolda Cela.

Em 23 de fevereiro de 2018, formou-se em Licenciatura em História pela Universidade INTA, em Sobral. Durante o curso, seus professores a orientaram na realização de seu TCC, inspirando o sucesso do Hotel Fazenda Engenho Velho. Nesse hotel, reuniu-se um grupo de “pensadores esperançosos” que, impulsionados pelo saudoso Pe. Tarcísio de Melo, concretizaram o sonho de fundar a Academia Ubajarense de Letras e Artes – AULA.

Vandelândia Gomes Mulato da Silva

Vandelândia Gomes
Vandelândia Gomes

Vandelândia Gomes Mulato da Silva nasceu em Ubajara, no dia 26 de Junho de 1973, a segunda filha de Maria Gomes Mulato (in memoriam) e Hortêncio Mulato, tendo como irmãos: Wagner Gomes Mulato e Wairton Gomes Mulato.

É tataraneta do saudoso Joaquim Mulato, o grande benemérito doador de terras de Ubajara. Estudou magistério no Colégio Estadual Governador Waldemar de Ancântara. Em 2002 se formou em Pedagogia com habilitação em biologia; em 2009 cursou pós-graduação em psicopedagogia.

Atuou profissionalmente nas escolas Flávio Ribeiro Lima, Instituto Nossa Senhora de Fátima e Colégio Nossa Senhora dos Remédios. Em 2018 empreendeu no ramo educacional e fundou o Colégio Joaquim Mulato.

É casada com Marivaldo Jácome da Silva e ambos têm um filho, Daniel Gomes Mulato da Silva.